terça-feira, 13 de maio de 2008

Anvisa

Medicamentos

Venda de Medicamentos sem Prescrição Médica

Gestação e Aleitamento

As substâncias medicamentosas podem migrar da placenta e exercer efeitos no feto, especialmente no primeiro trimestre da gravidez. A quantidade segura do medicamento para a mãe pode causar um dano ao feto.

No aleitamento materno, os medicamentos usados pela mãe podem passar por meio do leite materno para o bebê. Mesmo ínfimas concentrações podem acarretar efeitos indesejáveis na criança.

Assim, no aleitamento materno as mães devem evitar a ingestão de medicamentos, fumo, bebidas alcoólicas, bebidas cafeinadas e drogas em geral. Na gravidez sempre consultar o médico ou orientar-se pelo farmacêutico, antes de usar qualquer tipo de medicamento.

O médico ou o farmacêutico pode orientar como adequar o tempo de tratamento e a dosagem da maioria dos medicamentos, a fim de que a criança seja exposta a menor quantidade possível, ou se o medicamento deve ser evitado.

Os medicamentos sem prescrição médica raramente são comercializados em formatos adequados a todos.

ATENÇÃO - Alguns medicamentos de venda livre/dispensados sem prescrição médica são comercializados em diferentes dosagens.
Conheça os volumes em colheres medidas

Colher-de-sopa – 15ml
Colher-de-sobremesa – 10ml
Colher-de-chá – 5ml
Colher-de-café – 2ml
Copo – 150ml
• Atenção especial na conversão das instruções das dosagens.
• Siga sempre as orientações expressas no rótulo.
• Use sempre a colher medida ou o dosificador que acompanha o medicamento, ao invés de colheres ou copos comuns caseiros.
• Nunca use uma dosagem maior do que a indicada no rótulo ou bula do medicamento. Não duplique a dose só porque as crianças aparentaram bem-estar.
• As crianças não são adultos, portanto não estipule a sua dose baseada na dose terapêutica expressa na bula.
• Consulte o médico ou oriente-se pelo farmacêutico, antes de administrar concomitantemente dois medicamentos às crianças.
• Nunca permita que as crianças tomem a sós os medicamentos.
• Nunca equipare o medicamento a guloseimas, designado por "doce“, "confeito” ou “bala” ao administrar às crianças, pois estas podem assim entender.
• Não elogie o medicamento quanto ao sabor ou cor perante as crianças, pois estas podem eventualmente usar o medicamento porque foi mencionado pelos pais ou parentes, que o mesmo era bom.

Nenhum comentário: